domingo, 5 de dezembro de 2010

Infraestrutura Aeroportuária.

Infraero pretende retomar obras de aeroportos que estão paralisadas há mais de dois anos.

A Infraero poderá retomar as obras de aeroportos que estão paralisadas há mais de dois anos por problemas relacionados a indícios de superfaturamento. As ampliações dos aeroportos de Goiânia (GO) e Vitória (ES) — que foram interrompidas pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional por recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) — foram autorizadas à voltar a carga depois de um compromisso firmado entre o tribunal e a Infraero, estatal responsável pelas obras.

A decisão também vale para as obras de ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo. A obra está orçada em R$ 43,7 milhões. O impasse entre o Departamento de Engenharia e Construção do Exército e as empresas contratadas diz respeito ao acerto de contas que não foi realizado até o momento da paralisação dos contratos. A Infraero assumiu por escrito que vai sanar todas as irregularidades.

Em Vitória, depois do TCU apontar situações de sobrepreço de material, a Infraero tentou renegociar com o consórcio construtor, mas a proposta não foi aceita pelo consórcio e o contrato foi rescindido.

No aeroporto de Goiana, a construção do novo terminal de passageiros foi paralisada em abril de 2007 por iniciativa do consórcio, depois de intervenções da Infraero. Foram feitas tentativas de pactuação contratual com base em preços apresentados pelo TCU, mas o consórcio não aceitou o acordo e acionou a Infraero judicialmente.

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, garantiu que a estatal não fará nenhum pagamento referente aos contratos questionados sem a manifestação prévia do TCU. As informações são do jornal Valor Econômico.


Fonte: Aeromagazine.

2 comentários:

Marcelo disse...

Você quis dizer Goânia, não é mesmo?

Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...

Sim...
O texto eu peguei da internet e não o corrigi. Obrigado pela atenção.