terça-feira, 19 de abril de 2011

Novidades sobre o Aeroporto.

Veja abaixo algumas notas que foram publicadas no jornal "A Folha da Manhã" de hoje:

DEFINDO

"Na próxima semana o secretário geral da Aviação Civil deverá vir a Campos para oficializar a municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O aeroporto que já é alfandegado e tem status de aeroporto internacional, hoje é administrado pela Infraero, mas voltará para as mãos do município."

EIKE NO AR

"O município vai abrir uma licitação para escolher uma empresa para administrar o aeroporto. O mega empresário Eike Batista é o candidato mais forte. Ele já explicou o seu interesse em administrar o aeroporto de Campos , em decorrência de seus negócios em São João da Barra.

OUTROS TRÊS

"Mais existem outros três fortes grupos interessados em administrar o Bartolomeu Lisandro. Um deles seria o consórcio firmado entre empresas de petróleo como a Shell e a Texaco. O segundo seria a empresa que administra o aeroporto de Cabo Frio na região ds lagos.

PETROBRÁS NA PARADA

"A quarta empresa interessada é nada mais nada menos que a Petrobrás. A estatal parece que desistiu da idéia de construir um grande aeroporto em Farol de São Tomé. Se a Petrobrás assumir o aeroporto de Campos, isso não vai siginificar uma administração exclusiva. Ela terá que resolver o probema dos vôos regulares para o Rio de janeiro.

*Comentários e Sugestões do Blog sobre este assunto:

As mesmas notícias publicadas por este jornal já eram de conhecimento do Blog. Além do mais, uma grande empresa de táxi-aéreo irá se estabelecer no aeroporto em breve.
Sobre que irá administrar o aeroporto, sugerimos que haja um consórcio entre todas estas empresas anunciadas e até outras, para que todas elas venham a administrar o aeroporto em diversas áreas. Por exemplo;

1) A PETROBRÁS:

Ela deveria montar a sua principal base de operações off-shore no Bartolomeu Lisandro. Ao invés de investir muitos milhões num novo aeroporto no Farol, investiria muito menos no aeroporto, já que a estrutura está toda pronta. A atual área do aeroporto, com quase 1 milhão de metros quadrados poderia ficar com a responsabilidade da Petrobrás. Ali ela faria seus vôos off-shore com o Terminal de Passageiros exclusivos para as operações off-shore e de vôos executivos, bem como os atuais hangares e toda área.
Veja abaixo a atual área do aeroporto que poderia ser administrada pela Petrobrás.


Agora, sugerimos as ampliações necessárias ao aeroporto que seriam custeadas pela Petrobrás e pela Prefeitura também, porque não?

a) Ampliação da pista 07x25 de 1.545x45m para 2.300x45 e reforçar o seu piso. *Para que este tamanho possa ser concretizado, desapropriações deverão ser feitas no final da cabeceira 25. Se a ampliação for maior, deverá refazer o traçado da estrada de Brejo Grande;

b) Ampliação e reforço do pátio de estacionamento de aeronaves. Atuamente este pátio mede 13.500m², o que para a Petrobrás seria muito pequeno. O de Macaé por exemplo mede 41.000m². Seria interessante a ampliação para 70.000m²;

c) Ampliação do TPS de modo que atenda à demanda off-shore e executiva;

d) Ampliar e reformar a pista de táxi bem como suas intercessões;

e) Construir uma torre de controle bem como adquirir equipamentos de navegação, controle e de pousos e decolagens modernos como: Radar, ILS Cat I na cabeceira 07, PAPI na cabeceira 25, VOR/DME;

f) Outras obras de melhoria e ampliaçõ.

2) O GRUPO EBX

O Eike Batista, junto com a prefeitura, poderia usar as terras entre o aeroporto e a Codim para a ampliação do Bartolomeu Lisandro, onde há espaço suficiente, poderia ser construída uma nova pista, novos pátios, o novo TPS e os terminais de carga aéra. Veja foto de satélite abaixo:


Seria interessante, termos o grupo EBX administrando a área de carga e de passageiros de vôos comerciais. Aproveitando, sugerimos as seguintes obras e ampliações:



a) Construção da nova pista medindo 4.000x60m. Este tamnho seria ideal para que o aeroporto receba qualquer aeronave tanto comercial quanto cargueira. Há espaço suficiente para este tamanho e esta poderia ser construida ao lado da atual, numa separação horizontal de 500m;


b) Construção do novo TPS para receber os vôos regulares que brevemente voltarão a operar em Campos;


c) Construção de novos pátios e Terminais de Carga Área e outras melhorias.


3) CONSÓRCIO SHELL, TEXACO e OUTRAS EMPRESAS


Nada impede que estas empresas venham a operar em Campos. Porém, acho melhor que a administração do Aeroporto de Campos seja entre a Petrobrás e o grupo EBX, tendo estas e outras empresas como parceiras.


Acredito que o Aeroporto de Campos deverá enfim crescer e mais do que imaginamos. Desejamos sucesso e compromisso das partes interessadas para que todos possam sair ganhando, as empresas, a Prefeitura e a população de Campos e região. Que estas obras venham a acontecer ainda este ano e que o problema dos vôos regulares seja sanado o mais rápido possível.

Um comentário:

Marcelo disse...

Muito boa sua matéria, Daniel. Acho q você está certo, nosso aeroporto vai crescer além de nossas espectativas. Acho q dá para construir uma nova pista com 4 mil metros sem a necessidade de mudar a estrada de Brejo Grande de lugar. Nosso aeroporto é realmente privilegiado, pois tem bastante espaço para crescer sem a ter q deslocar grande quandidade de pessoas.