quinta-feira, 31 de março de 2011

Aeroporto de Campos será Municipalizado.

O Aeroporto Bartholomeu Lyzandro, em Campos, vai passar a ser administrado pela Prefeitura de Campos, assegurou esta quarta-feira (30/03), a Secretária de Aviação Civil, Fabiana Todesco, em Brasília, visando sua recuperação e expansão de suas atividades de transporte de passageiros e de cargas. A confirmação foi feita pelo deputado federal Anthony Garotinho, que se reuniu pela manhã com a Secretária, quando apresentou ofício da Prefeita Rosinha Garotinho manifestando o interesse do município em assumir o aeroporto. Fabiana Todesco informou ao deputado Anthony Garotinho que até o primeiro semestre deste ano o aeroporto deve ser municipalizado para que, dentro dos parâmetros das normas e leis que regulam a Aviação Civil, a prefeitura possa atuar para agilizar e promover a ampliação do Bartholomeu Lyzandro. A intenção da Prefeita Rosinha é a de promover a expansão do transporte de passageiros e de cargas da unidade, que é alfandegada, com o aeroporto sendo uma peça fundamental no suporte a empreendimentos como o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barrado do Furado. Segundo a Medida Provisória 527, o Governo Federal pode transferir para Estados, Distrito Federal e Municípios, a implantação, a construção, a operação e a manutenção direta e indireta de aeroportos. Durante o encontro, o deputado federal Anthony Garotinho entregou o ofício da Prefeita Rosinha Garotinho manifestando o interesse do município de assumir o Aeroporto Bartholomeu Lyzandro e, em seguida, licitar a empresa que vai operar e administrar a unidade. A Prefeita, desde o início de seu mandato, em 2009, vem mantendo diálogo com a Infraero, que administra o aeroporto de Campos, no sentido de revitalizar o Bartholomeu Lyzandro. Rosinha chegou a receber em Campos, em 2009, o então presidente da Infraero, Tenente Brigadeiro do Ar, Cleonilson Nicácio Silva, para tratar da revitalização do aeroporto.

7 comentários:

Marcelo disse...

Daniel, o deputado Garotinho disse hoje em seu programa na Rádio Diário FM que o aeroporto de Campos, em 10 anos, será o dobro do que é hoje o aeroporto de Viracopos em Campinas. Que Deus o ouça!

Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...

Que boa notícia. É sinal que a municipalização será boa e para que isso aconteça, as obras de ampliação devem começar logo.
Vamos continuar pedindo a Deus por nosso aeroporto e nossa cidade que finalmente está crescendo a passos largos!

Mendel disse...

Não sendo pessimista, mas será que é uma boa notícia mesmo?

Será que a cidade não tem outros problemas maiores sobre os quais a administração pública municipal poderia se debruçar?

Bom, pelo menos a falta de dinheiro não será problema, os royalties estão aí para serem aplicados em prol da coletividade campista.

Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...

Creio que é uma boa notícia sim. Veja a situação: há dois anos quando a prefeita manifestou interesse junto ao Ministerio da Defesa em municipalizar o aeroporto, a Infraero não fez investimentos aqui e isso é até obvio. Então nem a Prefeitura e nem a Infraero ampliaram o aeroporto, mas com a municipalização, o dinheiro dos royalties serão investidos. Claro que a cidade carece de atenção em varias áreas, nós sabemos. Mas pelo menos, a questão aeroportuária deixará de ser mais um desses problemas.
Assim esperamos.
Abraços

Marcelo disse...

Daniel, eu concordo com você, de que a municipalização do aeroporto será uma boa para Campos. A prefeitura poderá, por exemplo, aumentar a pista para receber qualquer tipo de avião, coisa que a infraero não faria tão cedo. Com relação a cidade ter "outros problemas para se resolver, eu acho que hoje o aeroporto também é um grande problema que precisa ser resolvido.
Cabo Frio construiu um aeroporto internacional, que é o segundo maior do estado, e lá não tem outros problemas? É lógico que tem, e muitos.

Marcelo disse...

Daniel, fiz uma pesquisa na internet e descobri que o Brasil possui cerca de 550 aeroportos. 67 são administrados pela Infraero, 30 pelo DAESP (órgão do governo do estado de S. Paulo), e outros, a grande maioria, cerca de 460, são municipais.

Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...

Muito boa sua pesquisa Marcelo, é de grande importância.
Veja a quantidade de aeroportos que são administrados pelas prefeituras!
Falta mais seriedade com relação a isso no Brasil.