sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Problema da "Des" Informação!

Em respeito ao amigos leitores, usuários do transporte aéreo e à população em geral, o Blog vem tentar esclarecer o problema da suspensão dos vôos regulares em Campos. Aproveitando o espaço também para publicar a matéria de um jornal da cidade, edição do dia 11/02/11.
O título da reportgem, que está na primeira capa diz:
"Falta de passageiros deixa Campos sem vôos domésticos".
"Os voos de Campos para Vitória, Macaé e Rio de Janeiro com partida do Aeroporto Bartolomeu Lisandro estão suspensos desde o último dia 28 de janeiro, segundo informou ontem por e-mail Lygia Moreira, diretora da Team Linhas Aéreas. Segundo a empresa, a suspensão ocorreu “devido à baixa densidade de passageiros neste período de férias”. A superintendente da Infraero em Campos, Sônia Cristina Paiva, afirmou que sua função é apenas dar condições de utilização do aeroporto, e que ainda não foi oficialmente comunicada pela Team sobre a suspensão dos voos."
*Parte interna do jornal abaixo.
"Estão suspensos desde o último dia 28 de janeiro no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, os voos da Team Linhas Aéreas entre as cidades de Campos, Vitória, Macaé e Rio de Janeiro. A decisão teria sido adotada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), motivada por irregularidades técnicas por parte da empresa. No site da Team, no link destinado a vendas de bilhetes, consta a informação de “Voo não disponível”, mas não há qualquer esclarecimento ao cliente nem informações concretas sobre o retorno da operação das linhas, que atendem basicamente a empresários, profissionais liberais e técnicos e executivos das empresas que atuam no eixo Rio/Macaé/Campos/Vitória.

A reportagem de O Diário fez contato por e-mail com a diretora da Team, Lygia Moreira. Ela alegou que a operação foi suspensa por decisão da empresa “devido à baixa densidade de passageiros neste período de férias. A previsão para a reativação das demais rotas é no dia 15 de fevereiro, podendo ocorrer antes”, informou a diretora. Contudo, no Check In do Aeroporto Bartholomeu Lysandro, em Campos, os funcionários continuam trabalhando diariamente. Mas a funcionária da empresa no saguão do aeroporto disse não ter autorização para prestar esclarecimentos.Anac - Contactada, a Anac, no Rio de Janeiro, afirmou à reportagem por telefone apenas que “qualquer informação será passada apenas para a empesa Team”.

Superintendência da Infraero ainda não informada oficialmente.

Na superintendência da Infraero em Campos, a superintendente Sônia Cristina Paiva esclareceu que “a empresa não informou oficialmente à Infraero o motivo da suspensão dos voos”. “A Infraero tem apenas a função de prover todas as condições de infraestrutura para a navegação aérea. Os problemas de ordem técnica e administrativa são de competência da Anac. A Team ainda não enviou ofíciou ao Aeroporto de Campos sobre o motivo da suspensão. Tem havido muitas indagações e esperamos que a empresa volte a operar a linha normalmente o quanto antes”, concluiu."
Agora, vamos por partes.
1° - Não é só o Aeroporto de Campos que está sem vôos da Team. Todas as cidades atendidas pela empresa (Macaé, Rio e Vitória) também estão sem as operações da empresa.
2° - Realmente, no mês de janeiro, ainda há um baixo movimento no Aeroporto de Campos. Porém, o quadro vem mudando há pelo menos dois anos. Veja abaixo o comparativo do mês de janeiro em 2009 e 2010. Podemos notar que, mesmo sendo o mês do ano mais "fraco" em movimentação, houve um aumento nesses anos. É só fazer conta:
Jan/09: Passageiros: 364 Aeronaves: 309
Jan/10: Passageiros: 437 Aeronaves: 315
3° - Afinal de contas, a decisão de suspender os vôos foi da empresa ("por falta de passageiros") ou da ANAC ( "devido a irregularidades técnicas")? A mesma matéria deste jornal, diz as duas coisas!
O Blog também já entrou em contato com a empresa e a resposta que tivemos é que a "empresa está trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível". Porém, mais detalhes com a empresa e com a ANAC não temos.
Com relação à Superintendência do Aeroporto, o blog tem a mesma informação que o jornal publicou. Não podemos aqui falar em nome da partes (Team, Infraero e Anac). Mas está havendo uma falta de informações corretas e os passageiros estão prejudicados. Em um momento em que nosso aeroporto volta a crescer, situações como esta não devem acontecer.
Aproveito o espaço para parabenizar a Superintendente da Infraero em Campos, que não tem medido esforços para que Campos tenha um bom aeroporto. Sei que ela está empenhada, no que lhe for da sua alçada, em transformar o nosso aeroporto em um dos melhores deste país.
Esperamos que esta situação possa ser resolvida o mais rápido possível e torcemos pelo retorno da Team em Campos, pois a empresa também tem sido importante no aumento de passageiros em Campos.

5 comentários:

Madalena disse...

eu aposto que neste ano a Azul e a Trip com os Atrs vão operar neste ano ainda ai no aeroporto.
Quero pedir que votem na enquete sobre o aeroporto de Navegantes
Abraços

jean chrysto disse...

AQUI EM MACAE SAIU HOJE NO JORNAL LOCAL DA CIDADE QUE A TRIP VAI ASUMIR AS LINHAS DA TEAM OK

Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aeroporto Bartolomeu Lisandro disse...

Tomara Madalena que a Trip e a Azul venham ainda este ano, vai ser muito bom.

Caro Jean, esta é uma boa notícia para Macaé. Aqui em Campos, a Trip tem dois horários previstos (as 07:00 e 21:30), só resta saber quando vão sair estes vôos.

Mendel disse...

Estava devendo uma informação há algum tempo:

Estive conversando nesse final de semana com o pai de um amigo que trabalha na Trip (salvo engano ele é safety lá) e ele disse que até onde ele sabe não há previsão da Trip operar em Campos.