quarta-feira, 28 de abril de 2010

Avaliação Técnica no Aeroporto.


O Aeroporto Bartholomeu Lizando, em Campos, recebeu nesta terça-feira (27/04) uma equipe da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) que começou o trabalho de fiscalização periódica em alguns setores do aeroporto.
Departamentos como o de AIS - responsável por informação aeronáutica-, ATS - responsável pelo serviço de tráfego aéreo, setor de Meteorologia e CNS responsável pela Comunicação, Navegação e Segurança foram os de maior atenção dos fiscais.
De acordo com o chefe da equipe fiscalizadora, Tenente Coronel Souto Maior, a equipe do aeroporto tem sido solicita demonstrando profundo conhecimento na área de atuação.
“Este é o primeiro de quatro dias de trabalho. Nossa intenção aqui é conferir se o aeroporto está em conformidade com as normas internacionais de aviação estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO sigla m inglês)”, disse o chefe das fiscalizações.
Para Campos foram mandados seis profissionais que estarão emitindo um laudo ao final dos trabalhos. A expectativa é que o laudo saia dentro de 45 dias e possa apontar se há alguma irregularidade, ou não, no Bartolomeu Lizandro.
“Nosso objetivo é apenas corrigir possíveis falhas que possam haver no aeroporto. Nosso órgão dificilmente multará. A intenção é fazer ajustes” completou o tenente coronel.
Por ser considerado um aeroporto de porte pequeno, o Bartolomeu Lizandro receberá este tipo de fiscalização de quatro em quatro anos. Os aeroportos de porte médio recebem de três em três anos e os de maior porte de dois em dois, como determina o regimento de fiscalização da aviação civil.
A superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lizandro, Sônia Cristina Barbosa Paiva, destacou a importância da avaliação para que com a esperada aprovação dos serviços, o aeroporto possa ganhar mais destaque não somente a nível nacional, mas também local. Ela ressaltou que ainda existem muitas pessoas que não tem conhecimento da funcionabilidade do aeroporto da cidade.
Sônia Paiva afirmou que está havendo um entendimento com nova empresa para que também possa passar a ter vôos regulares no aeroporto.

Nenhum comentário: