sexta-feira, 30 de outubro de 2009

História e Características

Em 19 de outubro de 1952 foi inaugurado o Aeroporto de Campos, idealizado pelo deputado federal Bartolomeu Lisandro de Albernaz. Antes desta data, o pouso de aeronaves era efetuado em terrenos pertencentes a Usina Barcelos, na Fazenda Palacete, distante da cidade e com péssimo acesso. Para evitar tais transtornos, surgiu a idéia da construção do aeroclube e futuro aeroporto na Fazenda Bonsucesso, de propriedade do usineiro progressista Bartholomeu Lisandro de Albernaz, de quem a prefeitura adquiriu a área. Em 19 de outubro de 1952, às 11:15 horas, aterrisava no Bartolomeu Lisandro uma aeronave de grande porte trazendo autoridades, sendo recebida pelo prefeito José Alves de Azevedo. Em 10 de outubro de 1980 o Ministro da Aeronáutica concede a ARSA (Aeroportos do Rio de Janeiro S/A) a função de administrar e operar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Em 1987 a Infraero assume a administração por determinação do Ministério da Aeronáutica.

Características


Área: 949.114,04 m²
Pista
Dimensões(m):1.544 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:60 mil
Área(m²): 459
Estacionamento
Capacidade:41 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições: 06 posições
Área Pátio: 13,5 mil mª



Rodovia BR 101 Km 05
Trecho Campos/Vitória – Bonsucesso
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP:28070-490
PABX:(22) 2726-6400
FAX:(22) 2733-1531
Distância do Centro: 7 km

5 comentários:

Blog do Porto do Açu disse...

Parabéns pela iniciativa. Muito bom o blog.

Daniel disse...

Grato.O blog ainda está em fase de aperfeiçoamento. Assim como o Complexo portuário do Açú e Barra do Furado, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro será muito importante para o desenvolvimento do Noret Fluminense.
Abraços

estevao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
estevao disse...

Inacreditável uma cidade como Campos que vem recebendo investimentos e tem um constante fluxo de pessoas a trabalho, ainda não dispor voos frequentes para outras cidades .

Creio que Cias como Gol e Tam, já devem estar sondando o potencial crescimento de toda região.

Vejo um constante fluxo de pessoas a trabalho na região, e reclamam muito de nao haver voos constantes na região.

Bom lembrar que a pista do Bartolomeu Lizandro é maior que a do Santos Dumont -1323 metros.

Daniel disse...

É verdade Estevão. Campos, com 500 mil habitantes não tem uma política municipal para a questão aeroviária, muito menos a Infraero, a responsável pelo aerodromo. Só temos 3 vôos da Team para Macaé, Rio e Vitória (os horários de chegadas são: 10:12, 13:10 e 16:00)de seg a sexta. Os preços praticados ainda estão muito altos. É verdade que empresas andam sondando Campos, como a Trip, a Azul entre outras, creio que em breve deverão vir, pois os mega-empreendimentos da região estão saindo do papel. Vale lembrar que a Prefeita está querendo municipalizar o aeroporto e faze-lo com que se torne um entreposto cargueiro. Já podemos constatar que este ano iremos superar o numero de passageiros e aeronaves em relação a 2008, o que é um bom sinal. Até agora, o aumento de pousos e decolagens já 5% maior e o numero de passageiros, cerca de 15% a mais.
Creio que a partir doproximo ano, o aeroporto tende a aumentar bastante o seu potencial.