A prefeita Rosinha Garotinho foi recebida nesta terça-feira pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, em Brasília, quando foi discutida a expansão do projeto do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. Acompanhada do deputado federal Anthony Garotinho, Rosinha apresentou ao ministro dados da evolução do cronograma físico das obras. "É um projeto consolidado, e que eu resgatei em 2009 junto com a prefeitura de Quissamã e que precisa ter sequência em um formato que atenda às expectativas de desenvolvimento da região, de nosso Estado e do Brasil, e por isso, o papel do governo federal é essencial e expressivo", disse Rosinha.
O ministro informou que avaliará a ampliação da participação do governo federal nas contrapartidas estabelecidas para o Porto do Farol-Barra do Furado, com um planejamento em duas etapas. O ministro determinou a realização em 30 dias, de novos estudos no âmbito do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) com exposição de motivos.
Campos arca com a parte do sistema de by pass, de transpasse de sedimentos, em conjunto com a prefeitura de Quissamã. O governo estadual financia os moles, e o governo federal, a dragagem.
Hoje, a prefeita será recebida em audiência pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Na pauta, a modernização do Aeroporto Bartolomeu Lysandro. Antes, Rosinha já havia mantido reuniões com o ex-ministro, Wagner Bittencourt, quando foi acertada a municipalização. Agora, a prefeita quer retomar as tratativas para um entendimento decisivo.
Rosinha destacou a municipalização do aeroporto. "Isso será fundamental para o desenvolvimento de Campos e do Norte Fluminense. O aeroporto é alfandegado, e essa municipalização vai ser importante para as operações dos complexos do Açu e Farol/Barra do Furado, assim como outros empreendimentos que estão ocorrendo na região".
Garotinho acrescentou que o Bartolomeu Lisandro tem uma pista maior do que a do Santos Dumont, mas, foi abandonado pela Infraero. "Ao ser municipalizado, a Prefeitura fará uma concessão para que haja investimento e as obras sejam colocadas a pleno vapor, visando sua recuperação e expansão de suas atividades de transporte de passageiros e de cargas", concluiu.
Rosinha ainda foi recebida pela Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A ministra se comprometeu em apoiar o projeto do Complexo Logístico Farol-Barra do Furado e a revitalização imediata do Bartholomeu Lyzandro.
Fonte: Jornal O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário